quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A origem dos "Ferreiras"

 O sobrenome Ferreira é de origem ibérica, mas existem os sobrenomes Ferrara ou Ferrari na Itália que surgiram pela mesma força ideológica que criou o nome Ferreira, provavelmente uma referencia a profissão de ferreiro, muito importante na Idade Media, já que o desenvolvimento de um país durante a Idade Media e o inicio da Idade Moderna era ditada pela capacidade de produzir os mais diversos tipos de ferramentas agrícolas que poderiam facilitar e aumentar a produção nacional, cabia aos ferreiros também a produção de armamentos e quase todos os derivados de matéria prima metálica, por isso o uso da palavra ferreiro para denominar uma pessoa que trabalhava nesta área era bem comum.



 O uso do nome Ferreira pode ter sido usado como sobrenome primeiramente na Espanha, na forma de Herrera ou Herreira , onde havia regiões com o mesmo nome, o que determinava que ali havia ou houve uma família Ferreira, ou seja que trabalhava ou estava ligada ao oficio de ferreiro. O sobrenome pode ter chegado a Portugal por meio de imigrantes espanhóis, ou simplesmente surgiram em apologia a profissão, que denominou um rio português que nasce numa cidade chamada de Paços de Ferreira, entre diversas outras regiões portuguesas, o que influenciou habitantes destas regiões a adotar o sobrenome Ferreira.

34 comentários:

  1. Meu pai chama-se Antonio Ferreira Lima nascido em 14/12/1930 Filho de Vicente Ferreira Lima e Vicencia Ferreira - em Acopiara CE. Hoje com 85 anos mora em Florianopolis. Sou seu filho mais velho e tive a oportunidade até a idade de 4 anos visitar meus avós em Acopiara. O local chamava-se Poço Redondo. O irmão mais velho do meu pai (já falecido)chamava-se José Ferreira Lima. Espero contato: Fernando Antonio Ferreira Lima - ferlima2015_laguna@yahoo.com.br - facebook.com/lagunawebpelapaz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou de Acopiara Ceará , minha avó nasceu em 1930 Eva Ferreira Lima. Depois casou com meu avô Ângelo Pereira Lima passando a se chamar Eva Pereira Lima gostaria de cruzar informações pra identificar as famílias!!

      Excluir
    2. Seu pai tem um irmão chamado Pedro Ferreira Lima?

      Excluir
    3. Bom dia a todos, meu nome é Elizaldo Ferreira Lima, sou natural e vivo de São Paulo/SP, meu pai, Onézimo Ferreira Lima (in memoriam), nascido em Acopiara/CE, filho de Alfredo Ferreira Lima e Mariana Ferreira Lima

      Excluir
  2. Eu chamo ercilio ferreira lima filho de oscar ferreira lima estado de minas gerais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu pai (ja falecido) chamava-se Elisiario Ferreira Lima. Nasceu em São João Nepomuceno-MG

      Excluir
  3. Queria mais iformcõis sobre a familia ferreira lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encontrei um documento da universidade de Portugal que trata da colonização do Nordeste brasileiro pela família Ferreira Lima. ... acesse em lagunaweb.net/ferreiralima.pdf

      Excluir
    2. Gostaria de saber mais sobre os Ferreira Lima.
      Eu só sei que os país de meu avô veio da Espanha e foram morar no Ceará.
      Meu avô chamava Juvenal Ferreira Lima

      Excluir
  4. Eu chamo ercilio ferreira lima filho de oscar ferreira lima estado de minas gerais

    ResponderExcluir
  5. Eu me chamo Cristina Ferreira Lima filha Rita Ferreira Lima sou do estado do Rio de janeiro

    ResponderExcluir
  6. Eu me chamo Cristina Ferreira Lima filha Rita Ferreira Lima sou do estado do Rio de janeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encontrei um documento da universidade de Portugal que trata da colonização do Nordeste brasileiro pela família Ferreira Lima. ... acesse em lagunaweb.net/ferreiralima.pdf

      Excluir
  7. Sou Gerson de Lima, meu pai Salvador Ferreira de Lima nascido na cidade de Buri SP e meu avô João Ferreira de Lima de Buri SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encontrei um documento da universidade de Portugal que trata da colonização do Nordeste brasileiro pela família Ferreira Lima. ... acesse em lagunaweb.net/ferreiralima.pdf

      Excluir
  8. E bom de mas conhecer a historia de meus antepacados

    ResponderExcluir
  9. Eu sou Sérgio Ricardo Ferreira Lima
    Mãe Regina Ferreira Lima
    Avós
    Rosa Ferreira Lima
    Sebastião Ferreira Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encontrei um documento da universidade de Portugal que trata da colonização do Nordeste brasileiro pela família Ferreira Lima. ... acesse em lagunaweb.net/ferreiralima.pdf

      Excluir
  10. Minha mãe chamava-Se Maria Ferreira Lima. Filha de Vicente Ferreira Lima e Rosalina Belmira da Conceição moradores em Pacotuba/ES.Minha mãe dizia que meu avô era do Crato/CE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu avô era Vicente Ferreira Lima da região de Crato. Meu pai faleceu há um ano e estou a procura de parentes ... sou o último Ferreira Lima nascido no Nordeste pela família do meu pai.

      Excluir
  11. Gostaria de saber se tenho alguma familiar alguma genética de vcs.

    ResponderExcluir
  12. Minha mãe dizia que tinha um irmão com nome de António Ferreira Lima também.Não está muita coincidência ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. António Ferreira Lima filho de Vicente Ferreira Lima é meu recém falecido pai. SOMOS PRIMOS ...

      Excluir
  13. Meu pai nasceu em 1930 e Se chamava Artur Ferreira Lima...Nasceu na Bahia Senhor do Bonfim e seu pai era do Ceará só não sei o.local exato...ele se chamava João Ferreira Lima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu pai nasceu em 1930 e me disse que na época metade de Juareiro do Norte tinha algum parentesco com seus pais (meus avós) Ferreira Lima.

      Excluir
  14. Bom dia, sou Angelo Ferreira Gamba, neto de Vicente Alves Ferreira, nascido em 1920, minas gerais

    ResponderExcluir
  15. Meu avô materno : José Ferreira Lima
    Sitio Novo -RN.

    ResponderExcluir
  16. tem que fazer a pesquisa nos cartórios tbm sou da linhagem dos ferreira lima do crato ceara são decendentes de portugueses isso e certo

    ResponderExcluir
  17. Meu pai Pedro Ferreira Lima morou na região de petencoste, Crateús quexado...Ceará.

    ResponderExcluir
  18. Sou neta de Manoel Ferreira de Lima, ele é da Paraíba e se casou em Pernambuco, onde meu pai nasceu.

    ResponderExcluir
  19. Olá Fernando e demais descendentes de Ferreiras Lima, ou Ferreiras de Lima.
    Que história de resgate e restituição belíssima Fernando. Parabéns pelo seu gesto humano, fraterno e de filho também.

    Também procuro informações sobre um bisavô chamado Felippe Manoel de Lima. Não sabemos de onde veio, qual estado ou município. Este se casou em Areia (hoje é a cidade de Ubaíra, Bahia) em 1866 com Caetana Maria da Conceição.
    No momento do seu casamento (1866), seus pais já eram falecidos, conforme registrado no registro da paróquia, e se chamavam Manoel Ferreira de Lima e Maria de Jesus do Amor Divino.
    Acredito que o Manoel Ferreira de Lima tenha nascido por volta de 1800-1830.
    Onde?, não sei.
    Será que viveu no recôncavo bahiano? Salvador?
    Será que veio de Pernambuco, Sergipe, Paraíba, Alagoas?
    Quem puder ajudar, sou imensamente grato
    Email: frankprs@gmail.com

    Frank

    ResponderExcluir